Agência Panafricana de Notícias

UA diz constatar "desenrolamento normal" de legislativas na Guiné-Conakry

Conakry, Guiné (PANA) - As operações das eleições legislativas decorreram "normalmente" em vários pontos da cidade de Conakry, declarou sábado no mesmo local o chefe da delegação de observadores da União Africana (UA) a este escrutínio na Guiné, o Nigerino Mahamadou Danda.

Otimista quanto ao desfecho deste evento, Danda disse à imprensa ter percorrido com seus colaboradores uma dezena de assembleias de voto em bairros de Conakry, confessando ter sido impressionado pelo entusiasmo popular e pela disciplina dos eleitores.

A seu ver, os eleitores estão determinados a cumprir o seu dever cívico para pôr termo à transição em curso desde o golpe de Estado de 2008, na sequência do falecimento do então Presidente Lansana Conté.

Todavia, insistiu na transparência para todo o processo eleitoral, exortando a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) a proclamar, conformidade com a lei, os resultados que saíssem das urnas.

"Os Guineenses devem banir a violência do jogo político. Desejo que o país seja citado soit como um exemplo em África. É urgent que a Guiné trabalhe para o seu desenvolvimento socio- económico", aconselhou.

-0- PANA AC/AAS/SOC/DD 29set2013