Agência Panafricana de Notícias

UA condena ataque contra residência de Presidente guineense

Dakar, Senegal (PANA) – O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, condenou vivamente o ataque armado perpetrado terça-feira contra a residência privada do Presidente da Guiné, Alpha Condé, anunciou um comunicado transmitido terça-feira à PANA.

« O presidente da Comissão condena firmemente este ato que acontece menos de sete meses após a chegada ao poder do Presidente Alpha Condé, na sequência dum escrutínio que consagrou o regresso à ordem constitucional », sublinha a nota.

« O presidente da Comissão nota com pena que este ataque acontece na altura em que as autoridades guineenses preparam a organização, antes do fim do ano em curso, de eleições legislativas que deverão pôr termo à transição aberta pelo Acordo Conjunto de Ouagadougou de 15 de janeiro de 2010 », acrescenta.

Jean Ping exortou o Governo guineense, os partidos políticos e as organizações da sociedade civil a iniciar sem demora um diálogo político sereno para criar o clima político favorável à preparação, à organização e à realização de eleições legislativas apaziguadas, regulares e transparentes.

« O presidente da Comissão reitera a determinação da UA a acompanhar os Guineenses no processo de consolidação e de aprofundamento da democracia, bem como a sua disponibilidade a continuar a apoiar os esforços que visam promover a paz e a reconciliação nacional na Guiné », indica o comunicado.

-0- PANA SIL/AAS/SOC/MAR/TON 20julho2011