Porto Sudão, Sudão (PANA) - A União Africana (UA) expressou a sua "profunda compaixão" devido ao trágico deslize de terras ocorrido há dias em Darfur-Norte (oeste do Sudão) e que arrastou uma cidade inteira fazendo centenas de mortos, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado publicado na sua plataforma X, a UA disse expressar igualmente a sua solidariedade ao povo sudanês na sua aflição.
Citado na nota, o presidente da Comissão da UA, Mahmoud Ali Youssouf, disse ter sabido com “profunda tristeza, o trágico deslize de terras” ocorrido a 31 de agosto último na aldeia de Tarsain, no Estado de Darfur-Norte, e que terá causado a morte de mais de um milhar de pessoas.
“O presidente da Comissão (UA) apresenta às suas sinceras condolências às famílias enlutadas e expressa a sua profunda compaixão ao pivo sudanês afatado por esta tragédia. Os seus pensamentos vão igualmente ao único sobrevivente cuja resiliência inspira o respeito e a esperança”, lê-se no comunicado.
Nestas circunstâncias dolorosas, o presidente da CUA reafirmou a solidariedade infalível da União Africana às populações afetadas e apelou às todas as partes sudanesas envolvidas no conflito para calarem as armas e se unirem para facilitar a canalização rápida e eficaz da ajuda humanitária de emergência aos que dela necessitam.
-0- PANA MO/MA/MTA/IS/SOC/DD 02set2025