Agência Panafricana de Notícias

UA advoga aumento de investimentos diretos em África

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Jean Ping, declarou quinta-feira em Addis Abeba que os esforços para instaurar uma paz duradoura em África só serão bem sucedidos se os doadores internacionais aumentarem seus investimentos no continente.
Ping fez estes pronunciamentos diante dos delegados a uma conferência de alto nível, de dois dias, sobre a parceria para o desenvolvimento África-UE iniciada quarta-feira na sede da UA em Addis Abeba.
Este encontro segue-se a uma conferência realizada de 15 a 16 de Setembro em Bruxelas, na Bélgica, sobre a colaboração em matéria de segurança entre África e os países europeus.
Neste encontro, Ping, à frente de uma delegação de países africanos, declarou que "a paz e o desenvolvimento são interdependentes".
Ele apelou aos países desenvolvidos para aumentarem os seus investimentos estrangeiros diretos e o seu apoio ao desenvolvimento para África.
Durante o seu discurso, Ping exprimiu os seus agradecimentos à União Europeia (UE) e aos seus membros pela importante contribuição para a restauração e a consolidação da paz, da segurança, da democracia e dos direitos humanos em África.
O presidente da CUA sublinhou que a União Africana realizou progressos notáveis na resolução dos conflitos e das crises em no continente e igualmente em termos dos objetivos de desenvolvimento de África.
Felicitou os parceiros estratégicos da UA, nomeadamente a UE, pelo seu apoio logístico, financeiro, material, diplomático e político.