Agência Panafricana de Notícias

UA adverte de tentativa de tomada de poder pela força na República Centro Africana

Kigali, Rwanda (PANA) - A presidente da Comissão da União Africana (CUA), Nkosazana Dlamini-Zuma, advertiu do uso da força pela rebelião a fim de tomar o controlo do poder na República Centro Africana (RCA).

NKosazana Dlamini-Zuma reiterou o pedido unânime da comunidade internacional aos grupos armados centro-africanos para que cessem imediatamente a ofensiva militar, de acordo com um comunicado oficial transmitido segunda-feira pela PANA em Kigali.

A presidente da CUA lembra a rejeição absoluta pela UA de qualquer tentativa de tomar o poder pela força na RCA e do recurso à rebelião armada para fazer valer reivindicações políticas, cuja banalização faz pairar uma grave ameaça sobre a paz e a segurança em África.

Ela advertiu novamente que qualquer tomada do poder por vias ilegais causaria a suspensão automática da participação da RCA nas atividades da União Africana (UA), referindo-se assim às disposições pertinentes do Ato Constitutivo e da Carta Africana da Democracia, Eleições e Governação.

No terreno, os rebeldes da coligação Seleka, que já tomaram o controlo de várias cidades estratégicas da República Centroafricana, estão a cerca de 160 quilómetros da capital, Bangui.

A rebelião centroafricana reivindica o respeito pelos acordos assinados em Libreville, no Gabão, em 2007 e que previam o desarmamento e a inserção no Exército centroafricano de todos os antigos rebeldes, indica-se.

-0- PANA TWA/JSG/MAR/DD 31dez2012