Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a União Africana (UA) e as Nações Unidas (ONU) afirmam ter tomado nota dos resultados provisórios das eleições presidenciais de 31 de outubro último na Côte d'Ivoire, exortando no entanto os protagonistas a serem mais comedidos para preservarem vidas humanas.
Reagindo ao anúncio da criação de um Conselho Nacional de Transição por parte da oposição, as três organizações exortaram, num comunicado conjunto, os mentores deste movimento a ponderarem a sua decisão, respeitando a ordem constitucional e privilegiando o caminho do diálogo para resolver qualquer diferendo.
A ONU, a CEDEAO e a UA apelaram também a todas as partes da Côte d´Ivoire para se absterem de fazer declarações suscetíveis de agravar uma situação política "já muito tensa", exortando-as a serem mais moderados para preservarem vidas humanas.
Finalmente, lançaram um apelo urgente a todos os atores políticos ivoirienses, à sociedade civil e a todos os Ivoirienses para trabalharem no sentido de preservar a paz, a estabilidade e a coesão social na Côte d´Ivoire.
Reafirmaram a sua disponibilidade para apoiar o país, criando condições para um diálogo político, a fim de encontrarem uma solução pacífica para a crise atual.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 04novembro2020