Agência Panafricana de Notícias

Turquia reconhece novo Parlamento líbio como única instituição legítima

Tripoli, Líbia (PANA) - A Turquia anunciou o seu reconhecimento total da Câmara dos representantes da Líbia (Parlamento) como a única instituição legítima no país.

Este reconhecimento foi confirmado pelo presidente do Parlamento líbio, Aguila Guider, depois de conversar com o novo Presidente turco, Recp Tayip Erdogan, segundo o jornal "al-Wassat".

De acordo com a fonte, Erdogan disse que a Turquia "só vai tratar com esta instituição legítima e vai trabalhar para apoiar a Líbia nesta fase crucial da sua história".

Por seu turno, o presidente do Parlamento líbio agradeceu a Recep Erdogan por este reconhecimento e felicitou-o pela sua eleição como novo Presidente da Turquia.

Investido a 04 de agosto corrente em Tobrouk (leste), o novo Parlamento líbio é contestado por 30 dos seus 188 membros, que alegam a necessidade de se respeitar a Declaração Constitucional que estipula que a primeira reunião do novo Parlamento deve ser convocada pelo cessante Congresso Nacional (CNG).

O presidente do CNG tinha convocado os novos deputados para uma cerimónia de entrega de pastas em Trípoli, a capital, mas estes últimos preferiram deslocar-se a Tobruk, no mesmo dia, para a sua investidura.

-0- PANA/BY/BEH/DIM/IZ 17ago2014