Agência Panafricana de Notícias

Turquia reasfirma seu apoio ao Governo líbio de União Nacional

Trípoli, Líbia (PANA) – O Presidente turco, ERecep Tayyip Edorgan, reafirmou o apoio do seu país ao Governo líbio de Reconciliação Nacional”, saudando “os sacrifícios do povo líbio para a defesa da capital líbia e do Estado civil.”, soube a PANA segunda feira de fonte oficial em Tripoli.

Edorgan fez estes pronunciamentos domingo último, em Istambul, quando recebia o presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio de União Nacional, al-Sarraj, anunciou domingo à noite, num comunicado, o Escritório de Informação do Conselho Presidencial.

Os dois interlocutores aproveitaram a ocasião para analisarem os desenvolvimentos na Líbia e as perspetivas de segurança e de cooperação económica entre os dois países amigos.

Na mesma ocasião, o Governo líbio de Entendimento Nacional e o Governo turco assinaram dois protocolos de acordo, dos quais um sobre "as zonas marítimas” e outro sobre  “a cooperação em matéria de segurança.”

Estes acordos provocaram uma onda de críticas aos níveis local, regional e internacional.

O presidente do Parlamento líbio paralelo, Aguila Saleh, rejeitou os dois acordos, considerando-os como uma “violação da Declaração Constitucional e do Acordo Político, à semelhança do Egito, da Grécia e de Chipre.

Por sua vez, o enviado das Nações Unidas na Líbia, Ghassan Salamé, advertiu das repercussões dos dois protocolos que, a seu ver, "constituem uma ameaça a uma reunião preparatória para a Conferência de Berlim (Alemanha) prevista para janeiro de 2020", sobre a crise líbia.

No entanto, o Governo líbio de União refutou estas acusações, retorquindo que os acordos visam “salvaguadar o interesse nacional" e "servem principalmente os irmãos e não violam a soberania de nenhum Estado, pois eles se baseiam no Direito Internacional.”

-0- PANA BY/TBM/FK/DD 16dez2019