Agência Panafricana de Notícias

Turquia fecha Consulado em Benghazi e aconselha seus cidadãos a deixarem Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A Turquia anunciou o fecho, a partir deste sábado, do seu Consulado na cidade líbia de Benghazi (leste) e reiterou a advertência aos seus cidadãos para deixarem a Líbia, devido à instabilidade em várias partes deste país da África do Norte.

"O Consulado da Turquia em Benghazi vai fechar, a contar de sábado, devido à situação muito sensível nesta cidade bem como em outros lugares do país", indica um comunicado divulgado do Ministério turco dos Negócios Estrangeiros retomado pela imprensa líbia.

Segundo a nota, o pessoal do Consulado vai continuar a prestar os seus serviços, a partir da sede da Embaixada da Turquia em Tripoli, a capital.

Os cidadãos turcos que se encontram na Líbia foram convidados a abster-se de deslocar-se a Benghazi e a todas as demais zonas situadas na região oriental do país ou até a deixar a Líbia, se a sua presença não for indispensável.

A Líbia vive, desde a queda do regime de Muamar Kadafi, em 2011, por a um caos de segurança alimentado pela proliferação das armas, nomeadamente na região oriental e, em particular, em Benghazi, onde os assassinatos e ataques são perpetrados diariamente contra militares, polícias, jornalistas, militantes da sociedade civil, políticos, cidadãos comuns ou nacionais de países estrangeiros.

Um soldado pertencente às unidades das forças especiais Saiqa em Benghazi foi assassinado sexta-feira à noite por desconhecidos armados.

-0- PANA BY/JSG/CJB/IZ 14jun2014