Turquia exige manutenção de Executivo líbio até às eleições
Trípoli, Líbia (PANA) - O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, destacou a necessidade de respeitar os resultados do Diálogo Político e da manutenção da atual autoridade executiva em funções até à realização simultânea de eleições presidenciais e parlamentares justas, de acordo em conformidade com uma regra constitucional aceite por todos os líbios.
O adiamento das eleições presidenciais agendadas para 24 de dezembro, na Líbia, foi admitido por vários partidos devido à persistência de divergências e aos atrasos registados pela Alta Comissão Eleitoral na implementação do calendário eleitoral, em particular a publicação da lista final de candidatos e o início da campanha eleitoral.
Esta posição surgiu durante uma reunião, na sexta-feira, entre Erdogan e o presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Manfi, à margem da sua participação na terceira Cimeira da Parceria Turco-Africana organizada, em Istambul, de acordo com um comunicado de imprensa do Gabinete do Conselho Presidencial da Líbia.
O encontro discutiu sobre os últimos desenvolvimentos do processo político, na Líbia, e vários outros assuntos, entre os quais a realização de eleições presidenciais e parlamentares para resolver a crise líbia, segundo a mesma fonte.
A Turquia tornou-se num dos principais atores da cena líbio, fundamental para qualquer solução neste país da África do Norte, ao lado da Rússia.
Recentemente, ela restabeleceu com o Parlamento líbio, baseado no leste e aliado ao ex-chefe rebelde líbio, marechal Khalifa Haftar, ao receber uma delegação chefiada pelo presidente interino do Parlamento.
O comunicado acrescenta que as duas partes também discutiram sobre as relações bilaterais entre os dois países e as formas de reforçá-las para realizar as aspirações dos dois povos irmãos.
Mohamed al-Manfi chegou sexta-feira à Turquia para uma visita oficial, de dois dias, e para participar na III Cimeira da Parceria Turco-Africana, realizada em Istambul, de 17 a 19 de dezembro corrente.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/IZ 19dez2021