Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Burkina Faso, o Mali e a Guiné-Conacri, reunidos quinta-feira em Ouagadougou, disseram numa mensagem de condolências que a Turquia e a Síria “vão recuperar muito rapidamente dos efeitos desta catástrofe”, fazendo alusão ao terremoto que atingiu segunda-feira, o sul da Turquia e o norte da Síria, causando muitas vítimas e enormes danos materiais.
“Convidamos os países amigos a uma onda de solidariedade prestando apoio e assistência aos dois países mais atingidos”, escreveram em mensagem conjunta Olivia Rouamba, Ministra dos Negócios Estrangeiros do Burkina Faso e as suas homólogas da Guiné-Conakry, Morissanda Kouyaté , e Abdoulaye Diop do Mali.
"Temos fé que, sob a liderança dos Presidentes Recep Tayyip Erdogan e Bashar Al-Assad e graças à forte resiliência dos povos turco e sírio, estes países irmãos e amigos se recuperarão muito rapidamente dos efeitos deste desastre", acrescentaram.
Um terremoto de 7,8 graus na escala Richter abalou a Turquia e a Síria na madrugada desta segunda-feira, seguido por outro terremoto algumas horas depois, de magnitude 7,6 graus.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/MAR 10fev202