Praia, Cabo Verde (PANA) - Um turista francês, de 68 anos de idade, morreu, na cidade do Porto Novo, na ilha cabo-verdiana de Santo Antão, na sequência de uma queda num despenhadeiro, soube a PANA de fonte médica.
O turista pereceu quando participava num trekking com outros nove companheiros da mesma nacionalidade, segundo a mesma fonte.
De acordo uma fonte, citada pela Agencia Cabo-verdiana de Noticias (Inforpress), na sequência da queda o turista, que sofreu um politraumatismo, foi ainda transportado para um centro de saúde em Porto Novo onde acabou por sucumbir aos seus graves ferimentos.
Este é o segundo acidente ocorrido este ano em Santo Antão, envolvendo turistas que se deslocam à ilha para praticar trekiing, o principal atrativo turístico da ilha mais montanhosa do arquipélago de Cabo Verde.
Em agosto último, um outro acidente aconteceu na localidade de Caibros, na Ribeira Grande, envolvendo um turista, cuja nacionalidade não foi revelada, e que foi socorrido por populares.
Nesta altura, os guias turísticos chamaram atenção das câmaras municipais da ilha para a necessidade de se proceder à recuperação dos caminhos vicinais, onde turistas realizam as caminhadas, e que ficaram danificados durante as cheias ocorridas em Santo Antão em 2016.
Até à chegada da pandemia da covid-19, a França era o principal mercado emissor do turismo para Santo Antão, que tem no trekking, o principal produto turístico.
-0- PANA CS/DD 15novembro2021