Agência Panafricana de Notícias

Tunisino à frente de missão da UA para observação de eleições presidenciais mauritanas

Túnis, Tunísia (PANA) – Um Tunisino, Beja Caid Essebsi, dirigirá a missão da União Africana (UA) para a observação das eleições presidenciais mauritanas, previstas para 21 de junho corrente, anunciou um comunicado oficial.

Atual chefe do partido tunisino Nida Tounes, Essebsi ''foi convidado a dirigir a missão da UA, em consideração da sua experiência e do seu papel positivo na organização das eleições de 23 de outubro de 2011 na Tunísia'', precisa o comunicado do seu partido.

Ex-primeiro-ministro de 27 de fevereiro a 24 de dezembro de 2011, sob a presidência interina de Fouad Mebazaa, nomeado Presidente interino da República tunisina, a 15 de janeiro de 2011, por decisão do Conselho Constitucional, devido à vacatura de poder deixada pelo então Presidente da República, Ben Ali, derrubado pela revolução de janeiro do mesmo ano após 24 anos de poder sem partilha.

Mebazaa transmitiu o poder a Moncef Marzouki, eleito Presidente interino da Tunísia pela Assembleia Constituinte a 12 de dezembro de 2011.

-0- PANA AD/IN/IS/CJB/DD 11jun2014