Tunisino Bouchamaoui candidata-se à presidência da CAF
Túnis, Tunísia (PANA) - O tunisino Tarek Bouchamaoui anunciou quinta-feira que pretende candidatar-se à presidência da Confederação Africana de Futebol (CAF), para suceder ao malgaxe Ahmad Ahmad.
Falando à Rádio Mosaïque, Bouchamaoui disse ter solicitado o apoio da Federação Tunisina de Futebol (FTF) para a sua candidatura.
Destacou a sua carreira de 18 anos no organismo continental desde 1982, durante a qual presidiu à Comissão de Arbitragem e depois ao Comité de Concursos Interclubes, antes de ser eleito membro do Comité Executivo da CAF, em 2011, e depois do Conselho da FIFA, em 2015, com 54 votos em 54, ou seja, 100 por cento dos votos.
"Se a FTF me apoiar, tenho uma boa hipótese de me tornar presidente da CAF", considerou, observando que várias federações nacionais africanas já lhe tinham assegurado que elas votariam a seu favor.
Lamentando "os problemas e as disfunções" que atualmente afetam a CAF e "assustam os patrocinadores", Bouchamaoui disse que, uma vez eleito, a sua ambição era introduzir mudanças e trazer uma nova visão para melhorar a imagem do futebol africano.
Na sua opinião, "esta é uma oportunidade histórica que a Tunísia deve aproveitar", enfatizando o "papel pioneiro" desempenhado pelo futebol tunisino para África.
Lembrou que os "Águias de Cartago" da Tunísia foram a primeira equipa africana a obter uma vitória na final do Campeonato do Mundo ao derrotar o México (3-1) no Mundial de 1978.
Este desempenho levou a FIFA a atribuir a África um segundo lugar qualificativo para o torneio final.
De acordo com fontes dos media, o nigeriano Amaju Pinnick admitiu, na semana passada, a possibilidade de uma uma candidatura sua, enquanto Ahmad Ahmad não manifestou, até agora, a sua vontade de concorrer a um segundo mandato.
O prazo para a apresentação de candidaturas à presidência da Confederação é 12 de novembro. As eleições estão previstas para 12 de março de 2021, em Rabat.
-0- PANA BB/TBM/DIM/IZ 16outt2020