Tunísia totaliza 54 casos de coronavírus
Túnia, Tunísia (PANA) – O número de casos de coronavírus continua a aumentar na Tunísia, apesar das medidas tomadas para conter a propagação do vírus, soube a PANA de fonte segura em Túnis.
Sexta-feira, a diretora do Observatório Nacional das Doenças Novas e Emergentes (ONMNE), Nissaf Ben Alaya, anunciou a deteção de 15 novos casos confirmados, elevando assim a 54 o total das pessoas afetadas pelo Covid-19.
Segundo o diretor da Saúde Básica, Chokri Hammadou, este número tende a aumentar nos próximos dias.
Uma primeira morte foi registada quinta-feira. Trata-se duma mulher de 72 anos afetada por doenças crónicas depois do seu regresso da Turquia.
Por conseguinte, responsáveis políticos e atores da sociedade civil defendem medidas de contingência total no país para obrigarem a população a conformar-se com as ordens de prevenção dadas pelo ministério da Saúde.
Quarta-feira, as autoridades decretaram um recolher obrigatório noturno, mas violações desta medida foram assinaladas em várias regiões do país.
Em Tatouine, uma região do sul do país, enquanto a cadeia pública Wataniya transmitia uma correspondência em direto do centro da cidade, um cortejo de casamento fez irrupção em pleno recolher obrigatório, suscitando a surpresa da apresentadora do jornal na televisão e de telespetadores.
Quinta-feira, o Presidente tunisino, Kais Saied convocou sucessivamente o Conselho de Segurança Nacional e o Conselho Superior das Forças Armadas para abordar a situação e, o caso necessário, estudar as possibilidade de tomar novas medidas para fazer face a esta epidemia.
-0- PANA BB/JSG/SOC/MAR/DD 20março2020