Agência Panafricana de Notícias

Tunísia tem novo primeiro-ministro

Túnis, Tunísia (PANA) – Um novo primeiro-ministro foi nomeado na Tunísia esta quinta-feira. soube-se de fonte oficial no local.

Trata-se de Mehdi Jomaâ, oficialmente encarregue de formar o seu gabinete em substituição da equipa governamental do islamita Ali Larayedh, demissionário.

« Encontrei-me com o Presidente da República, Mohamed Moncef Marzouki, que me confiou o cargo de formar um novo Governo, em conformidade com o roteiro estabelecido », declarou o novo chefe do Governo tunisino no termo duma reunião com o chefe de Estado.

Ele afirmou que o seu Governo será composto por« competências nacionais independentes, leais e credíveis ».

« Ele estará ao serviço de todos os Tusininos, vai comprometer-se a ser neutro e guardará a mesma distância em relação a todos os partidos », prometeu.

Quinto primeiro-ministro desde a destituição a 14 de janeiro de 2011 do regime do ex-Presidente, Zine El Abidine Ben Ali, por uma revolução popular, Jomaâ foi escolhido por consenso pelos principais partidos políticos no poder e na oposição.

Esta escolha é a conclusão dum difícil processo denominado « diálogo nacional » iniciado por quatro importantes organizações internacionais, incluindo a poderosa central sindical UGTT, o patronato, a Ordem dos Advogados e a Liga de Defesa dos Direitos Humanos.

O objetivo é tirar o país duma crise política aguda provocada pelo assassinato de dois líderes da oposição da esquerda.

Ex-ministro da Indústria no Governo cessante, Jomaâ é um tecnocrata de 52 anos de idade.

-0- PANA BB/AAS/SOC/FK/DD 10jan2014