Tunísia tem duas novas estações de energia solar capazes de produzir 31,1 gigawatts por ano
Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia tem duas novas estações de produção de energia solar, com capacidade total para 31,1 gigawatts por ano, cujas obras de construção acabam de ser concluídos em Tataouine, no sul do país, anunciou terça-feira o ministério tunisino da Energia e Minas, na sua página do Facebook.
Estas duas estações serão ligadas à rede da Companhia Tunisina de Eletricidade e Gás, informou o ministério, indicando que os trabalhos foram realizados em colaboração com a gigante italiana da energia, ENI.
A primeira estação é equipada de 30 mil 240 painéis solares, instalados numa área de 20 hectares, informou o ministério, salientando que estes painéis têm como carácteristica a sua rotação em direção ao sol.
O projeto prevê uma produção diária de 10 megawatts e 22,5 gigawatts por ano, ligados à Companhia Tunisina de Eletricidade e Gás.
A segunda estação comporta 16 mil 704 painéis solares fixas numa área de cerca de 10 hectares e tem como objetivo produzir cinco megawatts por dia.
A estação está totalmente equipada para produzir e distribuir uma parte da energia e armazenar o excedente em baterias.
Segundo o ministério da Energia e Minas, a ENI manifestou a sua vontade de continuar a investir nas energias renováveis na Tunísia, nomeadamente com um projeto de ligação da rede elétrica da Companhia Tunisina de Eletricidade e Gás ao seu parceiro na Sicília (Itália), no Mediterrâneo, para abastecer a Europa, bem como com as redes dos dois países vizinhos da Tunísia, designadamente a Argélia e a Líbia.
A Tunísia adotou, desde 2014, a política de transição energética que visa reduzir para 30 por cento o consumo de energia fóssil, num horizonte temporal de até a 2030, e aumentar ao mesmo tempo para 30 por cento o consumo de energias renováveis, lembra -se.
-0- PANA YY/IN/DIM/DD 20maio 2020