Agência Panafricana de Notícias

Tunísia suspende tratamento de covid-19 com cloroquina

Túnis, Tunísia (PANA) - O tratamento com cloroquina para doentes com covid-19 foi suspenso em todos os hospitais, na Tunísia, anunciou quarta-feira, Jalila Ben Khalil, membro do Comité Permanente de Luta  contra o Coronavírus.

Ben Khalil justificou esta decisão com a diminuição do número de pacientes de covid-19, nos hospitais, observando que, a partir de 26 de maio de 2020, apenas dois pacientes foram hospitalizados num total de 74 casos ativos colocados sob vigilância.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou segunda-feira a suspensão temporária dos ensaios clínicos com hidroxicloroquina que estava a realizar com os seus parceiros em vários países.

A suspenção foi anunciada como medida de precaução, na sequência da publicação de um estudo na revista médica The Lancet, que considera ineficaz, ou mesmo prejudicial, a utilização da cloroquina ou dos seus derivados como a hidroxicloroquina contra a covid-19.

Por outro lado, Jalila Ben Khalil assinalou que 400 mil testes de diagnóstico rápido serão realizados ao pessoa da saúde, aos militares e a outros sectores específicos.

 Ela lembrou, por outro lado, a importância de manter a distância física e as medidas restritivas para preservar os resultados positivos obtidos na luta contra a propagação do vírus, na Tunísia, especialmente porque as ameaças externas continuam a ser persistentes.

Estudos serão efetuados após a realização dos testes rápidos para avaliar de maneira global a situação epidemiológica, na Tunísia, acrescentou.

-0-PANA BB/DIM/IZ 28maio2020