Agência Panafricana de Notícias

Tunísia soma mil e vinte dois casos confirmados de coronavírus

únis, Tunísia (PANA) – A Tunísia registou, terça-feira quatro novos casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), elevando a mil e 22 o número total destes casos no país, desde o início da pandemia, anunciou terça-feira o Ministério tunisino da Saúde.

Estes novos casos foram registados numa amostra de 312 análises de laboratório, das quais 46 feitas no quadro de observação de antigos pacientes, revelou o ministério, acrescentando que o número de análises efetuadas desde o início da pandemia sem estima em 25 mil e 165.

Segundo a mesma fonte, 482 casos de curas foram notadas no país contra 43 mortes.

O ministro tunisino da Saúde, Abdelatif Mekki, advertiu que o Governo vai restabelecer o confinamento sanitário geral se o vírus mortal se propagar num forte ritmo entre as populações.

O governante, que falava durante uma conferência de imprensa organizada por ocasião do Dia Nacional do Higiene das Mãos, avisou que o regresso ao confinamento geral vai basear-se no facto de que a proteção da saúde dos Tunisinos é o foco mais importante na gestão epidémica.

O Comité Permanente Tunisino de Luta contra o Coronavírus indicou terça-feira que a taxa de infeção do vírus baixou para atingir 0,9 por cento, quer dizer, prosseguiu, cada paciente transmite a doença a menos duma pessoa contra uma média de 4,5 a cinco por cento de pessoa anteriormente.

Explicou que este resultado foi obtido graças à baixa da transmissão e da limitação do número de contaminações resultantes do respeito pelo confinamento sanitário geral e pelas medidas de barreiras.

-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 06maio2020