Tunísia sem novos casos de coronavírus
Túnis, Tunísia (PANA) - O Ministério tunisino da Saúde anunciou esta sexta-feira que, pelo segundo dia consecutivo, não foi registado nenhum novo caso de contaminação por coronavírus das 611 análises efetuadas, a 4 de junho de 2020, em vários laboratórios do país.
Segundo um comunicado de imprensa do Ministério, o número total de pessoas infetadas pelo novo vírus é de 1.087 casos, dos quais 969 recuperações, 49 óbitos e 69 pacientes ativos.
À luz desta avaliação, considerada eminentemente positiva pelas autoridades, o Governo decidiu passar à fase 3 do desconfinamento sanitário virada para um regresso gradual à normalidade.
As fronteiras aéreas, terrestres e marítimas encerradas, desde março último, serão reabertas, a partir de 27 de junho corrente, com o objetivo de relançar a atividade turística, um dos principais pilares da economia nacional, duramente atingida pela pandemia da covid-19.
Antes disso, as mesquitas e cafés, restaurantes e outros espaços públicos reabriram as suas portas, a 04 de junho, uma medida acompanhada de recomendações de vigilância e respeito de instruções sanitárias, incluindo o uso de máscaras e o distanciamento físico.
Mas a diretora do Observatório Nacional de Doenças Novas e Emergentes (ONDNE), Nissaf Ben Alaya, absteve-se de reivindicar vitória prematuramente.
"A Tunísia ganhou uma batalha contra o coronavírus, mas não a guerra", alertou, numa conferência de imprensa sexta-feira, no Ministério da Saúde.
Considerada como elemento incontornável na luta anticovid-19, na Tunísia, Ben Alaya disse que o grande desafio para Tunísia agora é o acolhimento de tunisinos que regressam do estrangeiro e de turistas.
-0- PANA BB/DIM/IZ 05junho2020