Túnis, Tunísia (PANA) – O Presidente tunisino, Kais Saied, saudou segunda-feira a inciativa da Alemanha destinada a criar uma coligação internacional para combater o novo coronavírus (Covid-19).
Saied falava numa conversa telefónica com o seu homólogo alemão, Frank-Walter Steinmeier, com quem também abordou a necessidade de reforçar as relações bilaterais entre a Tunísia e a Alemanha.
Para o Presidente tunisino, a coligação proposta por Berlim "corresponde ao projeto que a Tunísia projeta apresentar ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, considerando que a causa é mundial que necessita que as Nações se unam eficazmente tal como a paz e a segurança internacionais não devem ser um assunto somente dos países em conflito armado como tem sido muitas vezes”.
Por seu turno, o Presidente alemão exprimiu o seu apoio à iniciativa tunisina que deve dar a esta coligação uma base jurídica.
Também insistiu na necessidade de imaginar novos mecanismos, pois o confinamento não pode continuar sem interrupção.
Os dois estadistas afirmaram que a solução, além das pesquisas científicas de laboratórios, deve ser para toda a humanidade a favor de todos os povos do Mundo sem discriminação ou exclusão.
-0- PANA YY/IN/IS/FK/IZ 07abril2020