Tunísia saúda apoio da União Europeia ao seu processo democrático
Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Kais Saeid, saudou, segunda-feira, o apoio da União Europeia (UE) ao processo democrático na Tunísia.
Durante uma audiência concedida, segunda-feira, no Palácio de Cartago, em Túnis, ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, Saied expressou a sua aspiração a uma maior parceria estratégica com a UE, nomeadamente nos domínios económico, do ensino superior, da juventude e das novas tecnologias.
Apelou à necessidade de ambas as partes adotarem uma abordagem mais inclusiva no que diz respeito ao dossiê migratório, a fim de ultrapassar a solução de segurança para resolver os problemas subjacentes a este flagelo, tais como a pobreza e o desemprego.
Do seu lado, Michel disse que a sua visita à Tunísia faz parte do desejo de reafirmar a amizade entre a Tunísia e a UE, abrir um diálogo sobre questões de interesse comum e reiterar o apoio europeu ao processo democrático em curso no país.
Renovou igualmente o seu desejo de confirmar a "excelente parceria existente entre a Tunísia e a UE, que partilham os mesmos princípios de democracia.
Apelou à necessidade de se dar um novo impulso a esta parceria, através da expansão do seu quadro, nomeadamente no que diz respeito à recuperação económica após a crise sanitária global, ao apoio aos jovens e ao reforço da solidariedade social.
As duas partes sublinharam igualmente , durante o encontro, a necessidade de reforçar os esforços internacionais para enfrentar as consequências económicas da crise ligada à pandemia do coronavírus (covid-19).
Os dois homens exprimiram a sua adesão ao apelo internacional para "uma convenção de resposta às pandemias sanitárias."
O encontro foi também uma oportunidade para os dois interlocutores discutirem e trocar informações sobre várias questões regionais e internacionais de interesse comum, acrescentou o comunicado.
-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/DD 06abril2021