Túnis, Tunísia (PANA) – O Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros exprimiu a sua “profunda satisfação” em relação à assinatura do acordo político para a gestão do período de transição no Sudão.
A Tunísia também saudou os esforços envidados pelos enviados da União Africana (UA) e da Etiópia e felicitou o povo sudanês por este grande feito que constitui um passo importante para a concretização da estabilidade e o reforço da segurança e dos fundamentos da paz e do desenvolvimento.
Num comunicado distribuído no fim de semana, o Ministério tunisino apelou à comunidade internacional para apoiar o Sudão neste período e nos seus esforços para instalar um Estado civil, democrático e justo, concretizando as aspirações do seu povo.
O Sudão virou, sábado último, uma página enorme de perigos e atos de violência da sua história recente, na sequência da assinatura pelo Conselho Militar de Transição e pelas Forças para a Liberdade e Mudança de um documento definitivo sobre a Declaração Constitucional durante uma cerimónia marcada pela presença de líderes africanos e árabes.
As duas partes chegaram, a 4 de agosto último, a um pré-acordo sobre a Declaração Constitucional graças a uma mediação da UA, nos termos da qual os signatários convencionaram um período de transição de 39 meses de partilha do poder, antes da realização das eleições, lembre-se.
-0- PANA YY/IN/BEH/IBA/FK/IZ 19ago2019