Tunísia rubrica acordos de financiamentos com Sociedade Islâmica de Financiamento do Comércio
Túnis, Tunísia (PANA) - O ministro tunisino da Economia, Finanças e Apoio ao Investimento, Ali Kaali, e o presidente diretor-geral da Sociedade Internacional Islâmica de Financiamento do Comércio (ITFC), Hani Salem Sonbol, assinaram recentemente uma série de acordos de financiamento, anunciou segunda-feira o responsável da ITFC.
As duas partes rubricaram um novo acordo-quadro 2021-2023, destinado a disponibilizar para a Tunísia financiamentos com vista a apoiar a economia tunisina, precisou Sonbol numa declaração à imprensa.
A ITFC disponibilizou para a Tunísia, nos últimos três anos, cerca de um bilião 500 milhões de dólares americanos, segundo os termos do acordo-quadro assinado entre as duas partes em 2018.
Este financimento destinou-se a reforçar os setores da energia, agricultura e indústria.
Várias empresas beneficiaram igualmente do financiamento, incluindo a Empresa Tunisina da Eletricidade e Gás, o Complexo Químico Tunisino, a Empresa Tunisina de Refinação e a Empresa Tunisina de Siderurgia.
O primeiro acordo, assinado recentemente, no valor de 50 milhões de dólares americanos, destina-se ao Complexo Químico Tunisino e permitirá fornecer fosfatos bastantes para a exportação.
O segundo acordo, no valor de 100 milhões de euros, foi assinado a favor da Companhia Tunisina da Eletricidade e Gás, visando satisfazer as necessidades de importação da Empresa em gás natural para a produção de eletricidade.
A ITFC, membro do Grupo do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), foi criada, em 2008, a fim de fazer progredir o comércio bem como melhorar as condições económicas e de vida das populações do mundo islâmico.
0- PANA YY/IN/JSG/FK/IZ 16fev2021