Túnis, Tunísia (PANA) – Depois da reabertura das fronteiras fechadas há vários meses devido à pandemia do coronavírus, 120 cidadãos tunisinos foram repatriados segunda à noite, através da passagem fronteiriça de Ras Jedir, anunciou terça-feira o delegado de Benguerdane, Sami Ben Khalifa.
O responsável desta cidade do sul tunisino, de que depende a passagem fronteiriça, indicou que as medidas sanitárias para testar a covid-19 foram aplicadas a todos os repatriados que foram conduzidos a bordo de um autocarro para um centro de confinamento situado na ilha próximo de Jerba.
Ele disse haver uma coordenação com a parte líbia para evacuar outros cidadãos da Tunísia, em conformidade com as práticas diplomáticas em vigor.
O presidente do Observatório Tunisino dos Direitos Humanos, Mustapha Abdelkebir, considerou, num comunicado à imprensa, que este número é "fraco" em comparação com o maior número de tunisinos encalhados na fronteira entre a Tunísia e a Líbia, há quase dois meses.
Ele pediu o abrandamento das medidas de retorno para os tunisinos bloqueados, garantindo entradas diárias através da passagem fronteiriça de Ras Jedir.
-0- PANA BB/BEH/MAR/IZ 01julho2020