Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia registou 826 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total destas infeções a 13 mil 305, desde o início da pandemia, anunciou o Ministério tunisino da saúde.
Num comunicado, o Ministério relata também seis novas mortes, o que aumenta o número de óbitos para 180.
De acordo com a mesma fonte, 248 pacientes atingidos pela covid-19 (coronavírus) estão hospitalizados, dos quais 74 nos serviços de cuidados intensivos e 26 mantidos sob respiradores artificiais.
Face ao aumento notável e continuo do número de contaminações, um professor, Fethi Balbout, lançou quinta-feira um grito de aflição, qualificando a situação epidemiológica no país de “muito grave”.
“Os hospitais públicos estão saturados por terem ultrapassado as suas capacidades de atendimento”, lamentou Balbout, deplorando "uma flagrante falta de camas de reanimação."
Desesperado, o pessoal hospitalar organizou manifestações de protesto, exigindo melhores condições de trabalho, na medida em que, frisaram, um grande número de quadros médicos e paramédicos foram infetados pelo coronavírus.
Uma greve de enfermeiros está prevista para 30 de setembro corrente e 1 de outubro próximo, anunciaram fontes sindicais.
-0- PANA BB/TBM/MAR/DD 24setembro2020