Agência Panafricana de Notícias

Tunísia regista défice comercial com tendência altista da moeda

Túnis, Tunísia (PANA) – O ritmo da atividade económica tunisina permaneceu ''abaixo das expetativas'' nos primeiros dois meses de 2014, o que leva o país a rever em baixa as suas previsões de crescimento para este ano de 3,5 porcento para 2,8 porcento, indica um comunicado do Banco Central da Tunísia (BCT) datado de quarta-feira.

De acordo com o BCT, o défice comercial dos primeiros dois meses do ano em curso atingiu 1,5 porcento contra 1,2 porcento durante o mesmo período do ano passado devido ao abrandamento das exportações face à alta das importações energéticas e de produtos alimentares.

Relativamente às atividades do mercado financeiro, o BCT ressaltou que o dinar tunisino continua a sua tendência altista face às moedas estrangeiras, iniciada desde o início do ano em curso.

Com efeito, o nível do dinar, a 25 de março, atingiu 1,5808 dinar para um dólar americano, ou seja, uma alta de 4,2 porcento comparado ao seu nível do início do ano, e 2,1837 dinares para um euro, ou seja um aumento estimado em 3,8 porcento, lê-se na nota.

Por outro lado, o índice da bolsa de Túnis, Tunindex, registou, quinta-feira, um recuo de 0,14 porcento, e a sessão foi marcada nomeadamente pela queda das ações da empresa imobiliária tunisino-saudita que cedeu 4,35 porcento à empresa imobiliária Hanibal cuja taxa baixou em 2,94 porcento.

-0- PANA AD/IN/BEH/CJB/DD 28mar2014