Túnis, Tunísia (PANA) - Trocas comerciais da Tunísia com o exterior registaram, em finais de outubro último, uma queda de 13,9 por cento nas exportações e uma queda de 17,6 por cento nas importações, em comparação com o mesmo período em 2019, segundo uma nota do Instituto Nacional Tunisino da Estatística.
Em termos de preços, o Instituto reportou um declínio de 0,9 por cento para exportações e quatro por cento para importações.
A baixa do volume de exportações, durante os 10 primeiros meses de 2020, afetou a maioria dos setores, principalmente os têxtil-vestuário e de coiro (-17,5 por cento ) e os da indústria mecânica e elétrica (-20,3 por cento).
Por outro lado, as exportações do setor agrícola e agro-alimentar aumentaram em termos de volume, ou seja, 24,3 por cento, em comparação com 2019.
Relativamente às importações, a evolução em termos de volume é marcada por uma diminuição na maioria dos setores, particularmente das indústrias mecânica e elétrica (-24 por cento), do têxtil-vestuário e couro (-18,7 por cento), bem como a mineração, designadamente fosfatos e derivados (-29 por cento).
-0- PANA YY/IN/IS/DIM/DD 21novembro2020