Túnis, Tunísia (PANA) - A taxa de inflação na Tunísia subiu em abril último para 6,3 por cento contra 6,2 por cento em março último, afirmou quinta-feira o Banco Central Tunisino (BCT).
O BCT afirmou que o aumento foi sustentado principalmente pelo aumento dos preços de alimentos devido ao aumento da procura e a perturbações nos canais de distribuição.
Como causas deste fenómento, o Banco também mencionou o confinamento geral de saúde, introduzido como parte das medidas preventivas contra o coronavírus, bem como o ramadão.
A BCT notou a baixa do défice comercial nos quatro primeiros meses de 2020, enquanto as receitas turísticas caíram devido à propagação do novo coronavírus.
Segundo a mesma fonte, a circulação de capitais estrangeiros contribuiu para cobrir o défice comercial, apoiando simultaneamente ativos líquidos disponíveis em moeda estrangeira, estimados em 21,7 biliões de dinares tunisinos, representando 134 dias de importações (maio de 2020), contra 13 billiões de dinares, ou seja, 74 dias de importações no mesmo período em 2019.
A BCT sublinhou, a este respeito, a necessidade de reforçar o ritmo de atividade das indústrias de exportação, tais como os fosfatos e seus derivados e a energia, devido ao seu importante papel no controlo do défice orçamental, a fim de evitar pressões sobre ativos líquidos em divisas.
-0- PANA YY/IN/DIM/DD 28maio2020