Agência Panafricana de Notícias

Tunísia regista alto défice de balança de pagamentos externa em janeiro de 2014

Túnis, Tunísia (PANA) – Pressões continuam a nível da balança de pagamentos externa que registou um défice de 0,6 porcento em janeiro último em relação ao Produto Interior Bruto (PIB) contra apenas 0,3 porcento durante o mesmo período em 2013, anunciou sexta-feira o Banco Central da Tunísia.


Esta situação deve-se à alta do défice comercial, nomeadamente no que diz respeito a produtos alimentares e à energia, precisou.

O banco indicou que os haveres líquidos em divisas registaram, a 24 de fevereiro último, uma estabilidade situando-se em 11 bilhões e 621 milhões de dinares tunisinos (quase sete biliões e 400 milhões de dólares americanos), ou seja 106 dias de importação.

Relativamente à inflação, o banco notou uma ligeira depressão marcada pela base anual dos preços de consumo em 5,8 porcento em janeiro contra 6 porcento em dezembro último.

Indicou, por outro lado, que o valor da moeda local, o dinar, conheceu, desde o início de 2014, uma alta em relação às divisas fortes, depois de um período de baixa observada no ano anterior.

-0- PANA AD/IN/JSG/IBA/CJB/DD 1março2014