Tunísia regista 56 novos casos de covid-19 com receio de nova vaga
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia registou 56 novos casos de covid-19, incluindo 49 de transmissão local e setes importados, anunciou, sexta-feira à noite, o Ministério tunisino da Saúde, manifestado receios de uma nova vaga.
Este registo eleva para mil 903 o número total de infeções confirmadas, no país desde, o início da pandemia, sendo mil 320 recuperações, 53 mortes e 530 doentes ainda em tratamento.
Face à ameaça de uma nova onda e para evitar a propagação do vírus, o Governo tunisino decidiu tornar obrigatórias o uso da máscara nos aeroportos, portos, estações rodoviárias, hospitais, centros de saúde e grandes superfícies comerciais, para além da proibição de fumar "Chicha" em espaços fechados.
Reagindo à nova situação, o diretor-geral do Observatório de Doenças Novas e Emergentes, Incef Ben Alia, salientou a necessidade de isolar as províncias afetadas pelo vírus e encerrar as áreas que registaram casos da doença.
A província de Gabés (sudeste) decidiu sexta-feira encerrar provisoriamente as áreas de "Hamma" e "Hamma Oeste" para permitir o isolamento de todos os casos suspeitos e positivos na sequência do aumento de infeções na região.
Por seu turno, o governador da província Kasserine também decidiu sexta-feira suspender todas as atividades culturais como parte da prevenção contra uma segunda vaga.
Vários peritos e organizações da sociedade civil criticaram o Governo, responsabilizando-o pela nova vaga de contaminações ao precipitar a reabertura, a 27 de junho último, das fronteiras aéreas e marítimas, que, segundo eles, causaram infeções locais, contaminadas por casos importados.
-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/IZ 15agosto 020