Tunísia regista 34 novos óbitos de covid-19
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia registou 34 novas mortes ligadas ao coronavírus (covid-19) e 766 novas infeções confirmadas, depois de análises laboratoriais efetuadas quinta-feira em 4.539 casos suspeitos, anunciou o Ministério da Saúde.
Estas 34 novas mortes elevam para 8.497 o número total de mortes registadas no país desde o início da pandemia, em março de 2020, precisou o Ministério.
No quadro da luta contra a propagação do vírus mortal, a missão da União Europeia anunciou que a Tunísia vai beneficiar de 4,3 milhões de doses de vacinas anticovid-19, que lhe permitirão vacinar 20 por cento da população do país.
Este apoio enquadra-se na iniciativa "Covax", para a qual a União Europeia contribui com 2,2 mil milhões de euros e fornecerá à Tunísia vacinas eficazes e seguras a um custo acessível.
A iniciativa Covax, um dispositivo para acelerar o acesso à luta contra a covid-19 (ACT Accelerator), é uma nova colaboração global inovadora que visa acelerar o desenvolvimento e a produção de produtos de diagnóstico, tratamentos e vacinas contra a covid-19, bem como para garantir um acesso equitativo.
A Tunísia recebeu quarta-feira o primeiro lote de vacinas graças à iniciativa Covax de 93 mil doses da vacina americana Pfizer, destinadas à vacinação de trabalhadores de saúde.
-0- PANA YY/IN/IS/MAR/IZ 19março2021