Tunísia regista 20 novas mortes devidas à covid-19
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia registou 20 novas mortes devidas ao coronavírus (covid-19) e 599 novos casos da mesma doença em 24 horas, anunciou segunda-feira à noite o Ministério tunisino da Saúde.
Os novos dados elevam a dois mil 396 o total de mortes e a 81 mil 33 o de casos positivos registados desde o início da pandemia no país, afirmou o Ministério.
Também aumentaram para 55 mil 551 o número de casos curados, segundo a mesma fonte.
Segundo disse a porta-voz do Ministério tunisino da Saúde, Insef Ben Alia, numa conferência de imprensa segunda-feira, a situação epidemiológica no país é "crítica", devido ao registo diário de 50 a 60 casos de morte devido ao coronavírus.
Alertou do aumento de contaminações nos próximos dias devido às mudanças climáticas sucetíveis de facilitar o aumento de infeções.
Insistiu na necessidade de se respeitar medidas de prevenção que, a seu ver, podem ajudar a limitar a propagação do vírus mortal.
Por sua vez, o presidente da Associação dos Magistrados Tunisinos, Anes Hamadi, disse que a família judicial identificou 250 juízes infetados pela covid-19, além de muitos advogados, seguranças e trabalhadores contaminados em tribunais.
Estes dados aproximativos foram disponibilizados num contexto do "silêncio dos funcionários de saúde" hesitantes em dar cifras exatas relacionadas com as contaminações.
No mesmo quadro, o Comité de Luta contra o Coronavírus iniciou discussões científicas com 11 peritos internacionais, incluindo representantes do laboratório americano Pfizer, com o objetivo de elaborar uma vacina anti-covid-19.
Um membro deste Comité indicou que entre 20 e 40 por cento dos Tunisinos dependem da utilização da vacina esperada.
-0- PANA YY/IN/IS/DIM/DD 17novembro2020