Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia leva a cabo atualmente concertações para organizar uma reunião do seu ministro dos Negócios Estrangeiros e dos da Argélia e do Egito, em Túnis, sobre a situação na Líbia, anuncia um comunicado oficial tunisino.
Esta reunião tem como objetivo coordenar os esforços dos três países para pôr fim à agitação na Líbia e retomar negociações políticas, acrescenta o comunicado, sublinhando que o chefe da diplomacia tunisina, Khemaies Jhinaoui, prossegue contactos e consultas com as várias partes regionais e internacionais para acelerar o fim dos confrontos militares, no país vizinho.
Desde a eclosão de confrontos em várias regiões da Líbia, a 4 de abril último, a Tunísia intensificou os seus contactos com os diferentes atores líbios para um cessar-fogo e a cessação imediata do derramamento de sangue dos filhos de um mesmo povo e acabar com a escalada militar.
Os arredores de Tripoli registam três semanas de combates violentos entre o Exército Nacional Líbio (LNA), do marechal Khalifa Naftar, e as forças do Governo Nacional de Acordo (GNA), liderado por Fayez al-Sarraj.
A Líbia completou mais de oito anos de conflito armado, que, de acordo com um relatório das Nações Unidas, deixou milhares de mortos e feridos.
Cerca de 820 mil pessoas, incluindo 250 mil crianças, precisam urgentemente de ajuda humanitária.
-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 21abril2019