Tunísia realça destino e objetivos comuns com Líbia
Túnis, Tunísia (PANA) - O chefe do Estado tunisino, Kais Saied, saudou quarta-feira "o destino e os objetivos comuns da Tunísia e da Líbia, segundo um comunicado da Presidência Da República.
Durante uma audiência concedida, em Túnis, à ministra líbia dos Negócios Estrangeiros, Najla Al-Mangoush, Saied apelou à "construção de relações de cooperação exemplares segundo visões, percepções e mecanismos não tradicionais".
Preconizou modalidades de parceria estratégica baseadas em novas ideias, na esperança de um futuro melhor para os dois povos irmãos, segundo a nota.
Saudou os desenvolvimentos políticos positivos na Líbia graças à vontade do seu povo, reiterando a disposição da Tunísia para continuar a colocar a sua experiência e conhecimentos à disposição dos irmãos líbios para apoiar os seus esforços com vista a alcançar o sucesso nos próximos calendários, acrescentou o comunicado.
"É preciso que a vontade inabalável dos dois países de enfrentarem os desafios atuais permita encurtar a distância histórica e superar obstáculos", disse o estadista tunisino, citado no mesmo documento.
Por sua vez, a chefe da diplomacia líbia lembrou "a visita histórica" feita à Líbia pelo Presidente Saied em março último e "as mensagens fortes e importantes" que ele transmitiu.
Disse ter transmitido ao chefe do Estado da Tunísia os cumprimentos do presidente do Conselho de Presidência líbio e do chefe do Governo líbio de Unidade Nacional da Líbia, e a sua vontade de trabalhar incansavelmente para reforçarem as relações de cooperação e a parceria com a Tunísia em vários domínios.
A chefe da diplomacia líbia declarou que a sua visita à Tunísia, como a sua viagem para o estrangeiro, desde que assumiu o cargo, transmite "uma mensagem de gratidão à Tunísia pelo seu papel positivo e honrado durante a crise na Líbia."
-0- PANA BB/IS/MAR/DD 07abril2021