Tunísia reafirma seu "crescente interesse" pela integração africana
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia reafirmou segunda-feira o seu "crescente interesse" pela integração africana que "representa uma visão complementar e progressiva para a organização continental.
Esta visão baseia-se na "cidadania africana, fazendo dos Africanos uma força eficaz no Mundo", declarou o Ministério Tunisino dos Negócios Estrangeiros.
Esta declaração consta de um comunicado emitido na véspera da celebração, esta terça-feira, pelos países africanos, do Dia Africano da Integração.
A nota recorda que esta efeméride coincide com o primeiro aniversário do lançamento da Zona de Comércio Continental Africana (ZCLCA), que emergiu da "Declaração de Niamey" e que visa reforçar a competitividade dos mercados e produtos africanos e a diversificação do comércio intra-africano.
No documento, a Tunísia reiterou a sua disponibilidade em contribuir para tornar efetivo o processo de integração africana.
No seu entender, este processo "representa a melhor forma de alcançar um desenvolvimento abrangente e sustentável do continente, através do aumento do investimento e da criação de emprego, para os jovens africanos, de acordo com as aspirações e expetativas dos povos africanos".
A Tunísia também saudou o papel da União Africana (UA) na luta contra a covid-19, considerando que esta pandemia pôs em evidência "a natureza precária das economias de vários países africanos".
Esta constatação torna essencial a "adoção de uma estratégia inclusiva e complementar para ajudar os Estados a ultrapassar este período de recessão económica", refere o comunicado do Ministério Tunisino dos Negócios Estrangeiros.
-0- PANA YY/IN/BEH/DIM/IZ 07julho2020