Agência Panafricana de Notícias

Tunísia reabre posto fronteiriço de Ras Jedir com Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Tunísia decidiu a reabertura do ponto de passagem de Ras Jedir, na fronteira comum com a Líbia, após mais de duas semanas de encerramento na sequência de incidentes de segurança, informou a Agência Tunisina de Notícias (TAP).

A mesma fonte indicou, citando autoridades de segurança, que o ponto de passagem não registou nenhum movimento dos dois lados devido à conclusão em curso das novas disposições do lado líbio, nomeadamente os equipamentos informáticos.

O ministro líbio do Interior, Faouzi Abel-Al, anunciou quarta-feira à noite, em Tripoli, que todos os sinais e manifestações de armamento desapareceram do lado líbio de Ras Jedir, qualificando a situação de segurança prevalecente de "muito excelente".

Abdel Al precisou, no termo dum encontro com Ian Martin, emissário do Secretário-Geral das Nações Unidas à Líbia, que o seu Ministério acompanha de perto e de maneira contínua a situação e que abrirá o posto do lado libio, nos próximos dias, após a sua proteção.

As fronteiras líbio-tunisinas conheceram nos últimos dias uma tensão extrema, conduzindo as autoridades tunisinas a encerrar as fronteiras com a Líbia, nomeadamente a nível dos postos fronteiriços de Dhiba Wazen e de Ras Jedir.

-0- PANA BY/TBM/MAR/IZ 15dez2011