Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia aspira a tornar-se numa ponte das relações económicas e trocas comerciais entre os continentes europeu e africano, afirmou segunda-feira, em Lisboa, o ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Khemaies Jhinaoui.
O chefe da diplomacia tunisina falava durante o Fórum Económico Tunísia-Portugal, na presença do seu homólgo luso, Augusto Ernesto Santos Silva.
Segundo ele, a Tunísia vai trabalhar para fazer da parceria entre a Tunísia e Portugal o melhor meio para apoiar esta escolha, sobretudo depois do anúncio de Portugal da sua vontade de priorizar as relações euroafricanas, quando presidir à União Europeia, em 2021.
Citado num comunicado do Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros, Jhinaoui reafirmou a importância para a Tunísia da sua cooperação económica com os países africanos.
Sublinhou a integração eficaz do país no seu ambiente africano, depois de assinar o Acordo sobre a Zona de Comércio Livre Continental Africana e aderir ao Comesa (Mercado Comum da África Oriental e Austral), dobrando os seus acordos de cooperação com os seus parceiros africanos.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 23julho2019