Tunísia quer reforçar cooperação económica com Líbia
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia manifestou a sua vontade de reforçar a cooperação económica com a sua vizinha Líbia, declarou quarta-feira o primeiro-ministro tunisino, Hichem Mechichi,
Mechichi manifestou está posição, quarta-feira, por telefone, ao seu homólogo líbio, Abdelhamid al-Dbaiba.
Aproveitou a oportunidade para saudar a estabilidade que conhece a Líbia desde que o novo governo tomou posse, em março último.
A conversa versou igualmente sobre as relações de cooperação bilateral e as formas de as promover.
De acordo com um comunicado emitido pela Presidência do Governo Tunisino, as duas partes salientaram os laços históricos que unem os dois países e exprimiram a sua disponibilidade para os desenvolver em vários domínios para servir os interesses comuns dos dois países e dos seus povos.
Por sua parte, o chefe do Governo líbio de Unidade Nacional, Abdelhamid al-Dbaiba, congratulou-se com "o elevado nível das relações líbio-tunisinas", sublinhando o desejo de o seu país aproveitar a perícia tunisina em todos os domínios.
Um pouco antes da conversa, Mechichi tinha presidido a um conselho de ministros, dedicado à revisão do estado da cooperação tunisino-líbia e à promoção das suas perspetivas futuras.
Os últimos indicadores publicados pelo Instituto Tunisino de Estatística indicam que o tráfico comercial terrestre entre os dois países recuperou o seu ritmo regular, marcado por uma evolução das trocas de cerca de 148 por cento, em março de 2021, em relação ao mês precedente.
-0- PANA BB/JSG/DIM/DD 20maio2021