Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia foi eleita terça-feira na presidência da XI Conferência Islâmica dos Ministros da Cultura (CIMC) para dois anos (2020-2021), apurou a PANA na capital tunisina.
A Conferência visa essencialmente reforçar as identidades islâmicas, nos domínios cultural, civilizacional e religioso, salientando o papel da cultura numa conscientização mais acrescida do homem em questões de sociedade.
A XI Conferência arrancou terça-feira, em Túnis, sob o lema “Pelo Desenvolvimento de Políticas Culturais Atuais no Mundo Islâmico”. Ela realiza-se no quadro do encerramento das festividades organizadas para o fim de “Túnis, Capital da Cultura Islâmica no Mundo Árabe para 2019”.
Na ocasião, o diretor-geral da Organização Islâmica para a Educação, Ciência e Cultura (ISECO), Salem Bin Mohammed Al Malik, sublinhou a necessidade de fazer da cultura uma prioridade estratégica e a locomotiva para o desenvolvimento da educação com base em valores islâmicos e graças à beleza, ao respeito e ao esclarecimento dos decisores em matéria de cultura.
Vários ministros da Cultura dos países islâmicos, o presidente da 10ª CIMC e o secretário-geral adjunto da Organização de Cooperação Islâmica, bem como numerosos diplomatas acreditados na Tunísia participaram na cerimónia de abertura desta conferência que termina esta quarta-feira.
-0- PANA YY/IN/TBM/MAR/IZ 18dez2019