Agência Panafricana de Notícias

Tunísia pede conjugação internacional de esforços para conter coronavírus

Túnis, Tunísia (PANA) – O Presidente tunisino, Kais Saied, insistiu terça-feira na necessidade de se conjugar esforços a nível internacional para fazer face à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Numa conversa telefónica com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, o chefe de Estado tunisino deplorou que as medidas tomadas, até agora, não tenham atingido os objetivos que a humanidade inteira deseja.

Defendeu a ultrapassagem dos quadros habituais para a instauração dum quadro jurídico a nível do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, que será uma referência fundamental e única para a conjugação de esforços.

Saied manteve igualmente um contacto telefónico com o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, para abordar a situação sanitária, em África e no Mundo, bem como sobre as relações bilaterais entre a Tunísia e a África do Sul.

Os dois chefes de Estado decidiram pela necessidade de unir esforços no plano internacional para fazer face à pandemia do Covid-19.

O Presidente tunisino sublinhou que o isolamento e o encerramento das fronteiras já não bastam e que as medidas tomadas a nível de cada país não constituem soluções, neste momento em que a propagação do vírus mortal não para de aumentar cada dia.

-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 08abril2020