Agência Panafricana de Notícias

Tunísia pede à Líbia preços preferenciais para petróleo

Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo tunisino solicitou oficialmente à Líbia para baixar o preço do petróleo vendido a ele, considerando que ele beneficia igualmente cerca de dois milhões de Líbios residentes na Tunísia, noticiou quarta-feira a imprensa líbia.

"Estudos profundos demonstraram que a presença de Líbios na Tunísia tem numerosos efeitos negativos na economia", declarou o ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Mongi Hamdi.

Ele adiantou que "os Líbios são hóspedes honrosos e não refugiados na Tunísia e estamos otimistas quanto à possibilidade de alcançar uma solução política na Líbia brevemente, mas, por enquanto, exortamos as autoridades líbias a reduzir o preço do petróleo que compramos todos os dias da Líbia (30 mil barris por dia)".

"Não é razoável que compremos ao preço do mercado e os Líbios venham aqui, comprem e consumam o combustível subvencionado pelo Governo tunisino", acrescentou o chefe da diplomacia tunisina.

A Tunísia importa petróleo e gás da Líbia em virtude dum acordo assinado entre os dois países em 2013, que prevê que a Líbia deve abastece a Tunísia com um quarto das suas necessidades de crude.

Cerca de 650 mil barris de petróleo, avaliados em 400 milhões de dólares americanos, são importados pela Tunísia mensalmente.

-0- PANA BY/JSG/MAR/TON 03dez2014