Agência Panafricana de Notícias

Tunísia passa teste de prática depois do teórico, diz presidente do Parlamento cessante

Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia passa um teste de prática depois de ter passado o teórico, declarou terça-feira em Túnis o presidente da Parlamento cessante, Moustapha Jafaar.

Falando numa sessão de abertura da Assembleia Nacional tunisina, recém-eleita, no Palácio do Bardo em Túnis, Jafaar afirmou, antes da eleição dum novo presidente do Parlamento, que ''o valor das constituições se encontra no seu conteúdo e na maneira de o aplicar''.

"O consenso e o trabalho solidário constituem a melhor via para lutar contra o terrorismo. A nova Assembleia Nacional tem à sua frente uma prioridade de adotar uma lei sobre a luta contra o terrorismo", disse.

A ausência do Presidente da República, Moncef Marzouki, desta sessão provocou uma indignação generalizada dos observadores e dos jornalistas, constatou a PANA.

Reagindo a indignação de observadores e de jornalistas devido à ausência do Presidente da República, Moncef Marzouki, o presidente da Assembleia cessante indicou que isto se justifica por razões de protocolos e não por considerações políticas.

No entanto, um diretor de campanha eleitoral de Marzouki afirmou que a ausência do seu candidato "foi decidida de forma deliberada e reflete uma mentalidade de gestão das instituções do Estado como se gere uma fazenda agrícola familiar''.

A sua sessão de abertura da nova casa das leis na Tunísia foi marcada pela apresentação dos 217 deputados eleitos nas legislativas da 26 de outubro último

-0- PANA AD/IN/DIM/DD 04dez2014