Tunísia organiza conferência internacional sobre migração
Túnis, Tunísia (PANA) – Uma conferência internacional sobre a migração realizar-se-á de 21 a 3 de julho próximo em Túnis, sob a égide da União Geral Tunisina do Trabalho (UGT), soube a PANA de fonte oficial no local.
Neste fórum participarão representantes sindicais provenientes de mais de 60 países, anunciou, terça-feira, o secretário-geral da UGTT, Noureddine Teboubi, na abertura duma conferência internacional dos reformados dos países da Bacia Mediterrânica em Monastir, a 60 quilómetros a sul da Tunísia.
Afirmou que a questão da migração é complicada e que levanta vários problemas que"é preciso necessariamente resolver com calma".
Para o efeito, apelou aos países industrializados, nomeadamente os da União Europeia (UE), para tratarem os países em desenvolvimento "como parceiros estratégicos" no desenvolvimento sustentável e "não como condição” para se garantir a estabilidade na Bacia Mediterrânica.
Para o representante do Sindicato dos Reformados da Espanha, Juliano Guterres, os países dotados de economias potentes, que precisem de mão-de-obra, devem melhorar as condições laborais dos trabalhadores migrantes e dos reformados.
Os participantes na conferência afirmaram o seu compromisso de tomarem iniciativas necessárias à melhoria dos direitos sociais, de apoiarem a paz, justiça e aproximação entre os povos e lutarem contra todas as formas de terrorismo e de violência.
-0- PANA YY/IN/BEH/FK/DD 19junho2019