Túnis, Tunísia (PANA) – O Governo tunisino escolheu uma iniciativa transparente no tratamento da situação ligada ao coronavírus, organizando conferências de imprensa diárias proferidas pelas autoridades do Ministério da Saúde e outros atos, declarou quarta-feira o primeiro-ministro tunisino, Elyes Fakhfakh.
O governante apontou igualmente a realização de uma reunião suplementar do Conselho de Ministros, cada semana, "para o acompanhamento da situação e a tomada de decisões adaptadas".
A abordagem adotada para fazer face ao coronavíus é sustentada pela “ transparência, eficácia, responsabilidade e colaboração”, acrescentou Fakhfakh.
Graças a esta eficácia, a Tunísia conseguiu controlar a propagação do vírus, disse o chefe do Governo tunisino, afirmando que se todos os setores continuarem a cooperar “nós vamos livrar-nos da crise com um mínimo de danos ao conter a epidemia”.
O primeiro-ministro apelou aos Tunisinos para "recorrer às informações dadas pelos responsáveis e não aos rumores infundados”, indicando que “a doença está em diminuição na Tunísia”.
Ao evocar as consequências económicas do vírus, Fakhfakh afirmou que existem “resultados negativos no nosso país pois o índice do crescimento económico no mundo diminuiu mas há também impactos positivos ligados à diminuição da pressão sobre o orçamento pois nós importamos mais de 50 porcento das nossas necessidades”.
-0- PANA YY/IN/BEH/FK/IZ 11março2020