Agência Panafricana de Notícias

Tunísia opta por parcerias com países da UEMOA

Túnis- Tunísia (PANA) -- O Conselho Nacional Tunisino do Comércio Externo advogou terça-feira o desenvolvimento de parcerias com os países africanos, nomeadamente depois do acordo assinado com os países da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA).
Este apelo foi lançado numa reunião ordinária organizada por esta instância para reforçar e diversificar as trocas comerciais da Tunísia com os seus parceiros.
Actualmente, estas transacções acontecem a cerca de 80 por cento com a União Europeia (UE) à que a Tunísia está ligada por um acordo de associação.
Num comunicado publicado terça-feira em Túnis, o Conselho revela contudo uma melhoria dos indicadores do comércio externo da Tunísia no segundo semestre de 2009, apesar duma regressão de cerca de 20 por cento das exportações durante este ano.
Apesar desta regressão, as exportações tunisinas registaram uma dinâmica a partir do início de 2009 ao passo que a "maioria dos sectores exportadores tiveram uma tendência crescente, graças às previsões de retomada do crescimento da economia mundial (+3 por cento) e do comércio mundial (+6 por cento) em 2010".
lê-se no texto.
A semana passada, o ministro do Desenvolvimento e Cooperação Internacional, Nouri Jouini, considerou este ano como um "ano difícil" para a economia tunisina devido à crise financeira mundial.
Para relançar o comércio externo, o Conselho instaurou um programa relativo às participações tunisinas nas manifestações internacioanis e acções de promoção das exportações em 2010, disse.
Os membros desta estrutura preconizaram a organização de salões tunisinos especializados no estrangeiro no quadro de parcerias com diversos intervenientes do sector do comércio.