Tunísia ocupa 2º lugar em África e 62º mundial no alcance dos ODD
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia está classificada segunda em África e 62ª à escala mundial em termos de alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODD), revelou esta quinta-feira o ministro tunisino do Desenvolvimento, Investimento e Cooperação Internacional, Slim Azzabi.
À margem dos trabalhos do Fórum Internacional sobre os ODD, do ponto de vista social, sob o lema “As Prioridades da Tunísia após a Pandemia do Coronavírus", o governante tunisino acrescentou que o seu país atingiu cerca de 70 por cento dos objetivos fixados para alcançar a via do desenvolvimento sustentável.
"Resta ainda um trabalho por fazer para realizar o objetivo previsto", disse o governante tunisino, passando em revista vários indicadores nacionais, tais como a taxa de desemprego das mulheres formadas, atualmente o dobro da percentagem masculina, bem como as condições frágeis em que vivem as mulheres na zona rural, entre outros.
Ele defendeu a importância de uma tomada de consciência societal comum, para contribuir para estabelecer a igualdade de género, na Tunísia.
Afirmou que a revolução permitiu reforçar as conquistas da mulher, a fim de que ela possa desempenhar convenientemente o seu papel para realizar com êxito o processo da transição democrática.
Azzabi lembrou, por outro lado, que a Tunísia adotou, em 2016, a lei da eliminação de todas as formas de violência contra mulheres, que se apresenta como uma importante conquista a favor da mulher tunisina.
Ele apelou para a aplicação das disposições desta lei, nomeadamente as sanções dissuasivas, com o objetivo de inculcar a criminalização da violência na mentalidade de Tunisinos.
-0- PANA BB/JSG/FK/IZ 13agosto2020