Tunísia não tem agenda na Líbia, diz seu chefe de Estado
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia não tem nenhuma agenda na Líbia senão o regresso da segurança e da estabilidade ao país, bem como a preservação da sua unidade nacional, declarou quarta-feira, em Túnis, o Presidente tunisino, Beji Caïd Essebsi,
Durante uma audiência concedida ao presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio de União Nacional, Fayez al-Sarraj, Essebsi reafirmou o apoio da Tunísia ao povo líbio e reiterou a necessidade de se pôr fim a esta crise quanto antes.
A seu ver, devem-se evitar cada vez mais, ao país, destruições, perdas e sofrimentos, graças à cessação imediata dos combates entre os filhos dum mesmo povo.
Também deseja que todas as partes em conflito respeitem a trégua, demonstrando moderação e colocando os interesses superiores do país acima de todas outras considerações.
Ele preconiza uma solução política na Líbia que seja encontrada pelos próprios Líbios, sob a égide das Nações Unidas e longe de qualquer intervenção estrangeira.
O encontro entre os dois interlocutores, decorrido quarta-feira, no palácio de Cartago, em Túnis, versou sobre os últimos desenvolvimentos da situação na Líbia e os esforços envidados nos planos regional e internacional para se chegar à cessação dos combates e das operações militares no país.
As duas partes justificaram esta cessação de combates pelas suas consequências perigosas no povo líbio e na região, de acordo com a mesma fonte.
Defenderam um diálogo entre todos os atores líbios, sob a égide das Nações Unidas.
-0- PANA YY/IN/BEH/FK/DD 22maio2019