Agência Panafricana de Notícias

Tunísia não está pronta para adesão à NATO, diz conselheiro diplomático

Túnis, Tunísia (PANA) – O conselheiro diplomático do Presidente tunisino, Khemaïs Jhinaoui, afirmou quarta-feira que a Tunísia "não aderiu e não aderirá" à Organização do Tratado Atlântico Norte (NATO), insistindo que o seu país não está pronto para uma tal adesão.

O anúncio feito pelo Presidente norte-americano, Barack Obama, em Washington, quando recebia o seu homólogo tunisino, Béji Caïd Essebsi, "não tem nada a ver com uma adesão à NATO", precisou o responsável tunisino, afirmando que a qualidade dada pelo Estados Unidos à Tunísia é a "aliada essencial não membro da NATO".

Esta qualidade foi dada pelos Estados Unidos a outros países árabes como o Egito, a Jordânia, Marrocos, o Barém e o Kuwait, precisou ainda.

A Tunísia não tem nenhum compromisso para com os Estados Unidos e não permitirá aos Exércitos estrangeiros penetrar no seu território, afirmou o conselheiro de Essbsi, desmentindo assim informações segundo as quais a Tunísia teria dado o seu acordo para a instalação duma base militar norte-americana no seu território.

Numa mensagem « clara » enviada ao aliado argelino, o diplomata tunisino afirmou que "nunca vamos mudar a nossa política em relação à Argélia que consideramos como um Estado importante e essencial para as nossas relações externas", insistindo que “a segurança da Argélia é parte integrante da nossa segurança".

-0- PANA AD/IN/IS/SOC/FK/IZ 04 junho2015