Agência Panafricana de Notícias

Tunísia lança primeiro satélite

Túnis, Tunísia (PANA) - O primeiro satélite 100 por cento tunisino, "Challege One", será lançado no espaço a 20 de março de 2021, coincidindo com a celebração do Dia da Independência da Tunísia, anunciou Mohamed Frikha, dretor-geral  do grupo privado tunisino "Telnet holding", proprietário do projeto.

O "Challenge One" foi inteiramente desenhado e desenvolvido por especialistas tunisinos, precisou Frikha, indicando que o grupo está pronto para entregar o satélite à empresa russa encarregada da operação de lançamento, que será feita por meio do lançador espacial Russo "Soyuz 2", desde uma base no Cazaquistão.

A data do lançamento do satélite tunisino estava inicialmente programada para 15 de novembro deste ano, mas foi adiada devido à crise sanitária da covid-19, indicou Mohamed Frikha.

O diretor-geral do Grupo confirmou que a sua empresa finalizou, com êxito, todos os testes funcionais de lançamento.

Entre 2018 e 2019, a "Telnet Holding" celebrou uma série de acordos de cooperação e parceria, nomeadamente com a Agência Espacial Russa "Roscosmos", no âmbito de uma nova estratégia que, segundo Frikha, baseia-se em investimento em tecnologias espaciais, depois de 26 anos de êxito alcançado pela “Telnet Holding” neste domínio.

-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 16outubro2020